Palavras do Chefe

 

A Educação Física no Brasil tem suas origens nas atividades militares que trouxeram novos métodos de treinamento físico para a preparação da tropa, por volta de 1922. O primeiro curso estruturado de Educação Física, que formou os primeiros profissionais no país, no ano de 1929, foi realizado pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), constituindo-se, por conseguinte, no berço da Educação Física no Brasil e, mais tarde, passou a integrar o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

 

O CCFEx é o centro de excelência para a capacitação física da Força Terrestre e, nesse contexto, a investigação científica na área do desempenho físico é de fundamental relevância. Existem vários pontos de convergência entre a preparação física militar e a preparação física esportiva de alto rendimento. Por um lado, atributos como disciplina, abnegação, sacrifício, obediência às regras do jogo e patriotismo são valores comuns em atletas e militares. Por outro lado, em ambos os casos, os treinamentos físicos são realizados visando sempre a superação de limites, sejam eles físicos, psicológicos e emocionais ou, ainda, psicofisiológicos. Tudo isso para atingir objetivos claramente definidos.

 

Neste Centro, em 1932, foi publicado o primeiro número da Revista de Educação Física / Journal of Physical Education , configurando-se o periódico científico nacional mais antigo da área de Educação Física. Possuindo caráter multidisciplinar, trata-se de um importante periódico nacional para todos os profissionais e estudantes da área que desejam ampliar seus conhecimentos.

 

O desafio que ora se apresenta ao CCFEx, em relação à Revista de Educação Física / Journal of Physical Education, é o de obter a indexação no Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e no PubMed. O trabalho em conjunto de todas as Organizações Militares Diretamente Subordinadas, dentro de suas respectivas áreas de atuação, contribui para o aprimoramento da capacitação física no Exército Brasileiro, garantindo que seja estabelecida em bases científicas a fim de se obter os melhores resultados para a consecução efetiva dos objetivos operacionais.

 

Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército