Histórico

 

A Revista de Educação Física (Rev Ed Física), Revista de Educação Física / Journal of Physical Education (REF/JPE)  é uma publicação de divulgação científica do Exército Brasileiro, sendo o periódico nacional mais antigo da área de Educação Física.

 

A primeira edição foi publicada em 1932, pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). A partir de 2001 passou a ser administrada pelo Instituto de Capacitação Física do Exército (IPCFEx) e, a partir de 2014, pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), sendo que a alta qualidade dos artigos e obter a indexação em portais científicos de qualidade são dois dos principais objetivos.

 

A Rev Ed Física possui caráter multidisciplinar e seu escopo inclui diversas áreas das ciências do esporte, buscando, sempre, vencer o desafio de acompanhar o desenvolvimento científico, coerente com o seu pioneirismo, destina-se a todos os profissionais e estudantes da área que desejam ampliar seus conhecimentos.

 

Nos últimos anos, o Conselho Editorial tem se esmerado para atingir dois objetivos centrais de aumentar o rigor científico exigido para a publicação dos artigos, visando a indexação e graduação nos Órgãos Nacionais de Apoio à Pesquisa (CAPES e CNPQ), mantendo sua periodicidade trimestral.

 

Ao completar 82 anos de existência, em 2014, a Revista de Educação Física / Journal of Physical Education, apresenta um novo layout para melhorar a leitura e apresenta-se disponível na versão on-line, com uma política de direitos autorais do tipo Creative Commons, que regulamenta a publicação em acesso aberto e sua utilização, contribuindo para a divulgação do conhecimento sem custos adicionais para a comunidade científica.