Ética e boas práticas em pesquisa

 

A missão da Revista de Educação Física / Journal of Physical Education é publicar produções científicas de qualidade, contribuindo com o conhecimento na área da Educação Física e suas correlatas, tanto no Brasil, como no mundo.

Leia mais em Escopo

O ato de publicar envolve muitas partes, cada uma delas desempenha um papel importante na consecução desses objetivos. Portanto, o autor, o editor da revista, o revisor, o editor e o proprietário de periódicos têm responsabilidades para atender aos padrões éticos esperados em todas as fases de seu envolvimento, desde a submissão até a publicação de um artigo.

 

Revista de Educação Física / Journal of Physical Education está comprometida em atender e manter os padrões de comportamento ético em todas as etapas do processo de publicação, assim, somente entram no processo de avaliação trabalhos que tenham sido conduzidos em conformidade com os mais altos padrões de ética e de proteção dos participantes. São aceitos para publicação apenas trabalhos que tenham sido conduzidos em conformidade com os mais altos padrões de ética e de proteção dos participantes. Os princípios éticos norteadores constam das Resoluções (466/2012 e 510/2016) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS) e abrangem os princípios mundiais sobre o tema, incluindo a Declaração de Helsinque, os quais oferecem maior proteção tanto aos voluntários quanto aos pesquisadores na condução de pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Todo o trabalho experimental, que envolva seres humanos, deverá estar em conformidade com os requisitos éticos estipulados e de acordo com a legislação do país em que o trabalho foi realizado.

Leia mais em Instruções aos Autores

 

O manuscrito deve conter uma declaração de que o estudo foi aprovado por um comitê de ética reconhecido ou por um conselho de revisão. Ainda que o objeto de estudo seja informações de domínio público como, por exemplo, dados estatísticos populacionais ou outra, a aprovação ética formal deverá ser obtida para confirmar que houve a devida consideração das questões relacionadas à ética. Da mesma forma, no caso de análises de dados retrospectivas, tais como aqueles produzidos por meio de dados de monitoramento de longo prazo de atletas ou de outras categorias profissionais em que sejam realizados testes de aptidão física, a aprovação quanto à ética envolvendo seres humanos deverá ser obtida. A declaração sobre a aprovação ética deve ser feita ao final da seção Métodos e o número de registro da aprovação obtida, caso haja um, deverá ser incluído.

Leia mais em Instruções aos Autores

 

 

Expectativas Éticas

Face ao exposto, as expectativas éticas de Editores, Revisores e Autores são as seguintes:

Responsabilidades dos editores

  • Atuar de forma equilibrada, objetiva e justa no desempenho de suas funções esperadas, com isenção de qualquer tipo de discriminação (gênero, orientação sexual, crenças religiosas ou políticas, origem étnica ou geográfica dos autores).

  •  Lidar com submissões de suplementos patrocinados ou edições especiais da mesma forma que outras submissões, de modo que os artigos sejam considerados e aceitos unicamente em seu mérito acadêmico e sem influência comercial.

  •  Adotar e seguir procedimentos razoáveis ​​em caso de reclamações de natureza ética ou de conflito. Dar aos autores uma oportunidade razoável de responder a qualquer reclamação. Todas as reclamações devem ser investigadas, independentemente de quando a publicação original foi aprovada. A documentação associada a essas reclamações deve ser mantida.


Responsabilidades dos revisores

  • Contribuir para o processo de tomada de decisão e ajudar a melhorar a qualidade do artigo publicado, revisando o manuscrito objetivamente, em tempo hábil.

  • Manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou autor. Não reter ou copiar o manuscrito.

  • Alertar o editor para qualquer conteúdo publicado ou enviado que seja substancialmente similar àquele em revisão.

  •  Estar ciente de quaisquer potenciais conflitos de interesses (financeiros, institucionais, colaborativos ou outros relacionamentos entre o revisor e o autor) e alertar o editor para estes, se necessário, retirando seus serviços para aquele manuscrito.

Leia mais nas instruções aos Revisores

 

Responsabilidades dos autores

  • Manter registros precisos dos dados associados ao manuscrito submetido e fornecer acesso a esses dados, mediante solicitação razoável.

  • Quando apropriado e em local permitido pelo empregador / órgão de financiamento e/ou outros que possam ter interesse, depositar os dados em um repositório de armazenamento adequado, para compartilhamento e uso posterior por outros.

  • Confirmar / afirmar que o manuscrito como submetido não está sob consideração ou aceito para publicação em outro lugar. Conforme indicado nos Modelos/Templates a serem baixados pelo autor. Além disso, o autor deve fornecer ao Editor uma cópia de qualquer manuscrito submetido que possa conter conteúdo sobreposto ou estreitamente relacionado.

  • Confirmar que todo o trabalho no manuscrito submetido é original e reconhecer e citar conteúdo reproduzido de outras fontes. Para obter permissão para reproduzir qualquer conteúdo de outras fontes.

  • Os autores devem assegurar que quaisquer estudos envolvendo seres humanos ou animais estejam em conformidade com as leis e requisitos nacionais, locais e institucionais e confirme se a aprovação foi solicitada e obtida. Os autores devem obter permissão expressa de seres humanos e respeitar sua privacidade.

  • Declarar qualquer potencial conflito de interesses (por exemplo, quando o autor tiver um interesse concorrente (real ou aparente) que possa ser considerado ou visto como exercendo uma influência indevida sobre seus deveres em qualquer estágio durante o processo de publicação.

  • Notificar prontamente o editor da revista se um erro significativo em sua publicação for identificado. Colaborar com o editor para publicar uma errata, adendo, retificação ou retrair o documento, quando for considerado necessário.

  • Para submeter um manuscrito os autores devem ler integralmente as Instruções aos Autores.

Leia mais em Instruções aos Autores

Procedimentos por má conduta / comportamento antiético


Identificando comportamento antiético

  • Má conduta e / ou comportamento antiético podem ser identificados a qualquer momento por qualquer pessoa e apresentados ao editor. Tais problemas incluem as questões mencionadas acima, mas, não se limitam a elas.

  • O relatório dessa conduta ao editor ou editor deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão bem-sucedida seja alcançada.

 

Investigação

  • Uma decisão inicial deve ser tomada pelo editor, que deve buscar orientação do editor, se apropriado.

  • Evidências devem ser coletadas, evitando, ao mesmo tempo, espalhar quaisquer alegações além daquelas que precisam ser informadas.


Violações menores

  • Uma conduta indevida menor pode não carece de consultas extras. Em qualquer caso, o autor deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações.


Violações graves

  • Uma falta grave pode exigir que os empregadores do acusado sejam notificados. O editor, em consulta com a Editora ou a Sociedade, conforme apropriado, deve tomar a decisão de envolver ou não os empregadores, seja examinando as evidências disponíveis ou consultando outras consultas com um número limitado de especialistas.

  •  

Resultados por confirmação de má conduta / comportamento antiético

  • Os fatos podem apresentar uma ordem crescente de gravidade e os resultados podem ser aplicados separadamente ou em conjunto.

  • Informar ou educar o autor ou revisor onde parece haver um mal-entendido ou má aplicação de padrões aceitáveis. Uma carta com palavras mais incisivas para o autor ou ao revisor sobre a má conduta e como um aviso para o comportamento futuro.

  • Publicação de um aviso formal detalhando a má conduta.

  • Publicação de um editorial detalhando a má conduta.

  • Uma carta formal para o chefe do departamento do autor ou revisor ou agência de financiamento.

  • Retratação ou retirada formal de uma publicação da revista, em conjunto com a informação do chefe do departamento do autor ou revisor, serviços de Abstracting & Indexing e os leitores da publicação.

  • Imposição de um embargo formal às contribuições de um indivíduo por um período definido.

  • Relatar o caso e o resultado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.

Para maior compreensão sobre plágio e autoplágio recomenda-se a leitura de dois artigos:

Características do Processo Editorial da

Revista de Educação Física / Journal Of Physical Education

 

Corpo Editorial

Compõe-se membros especialistas reconhecidos na área da Educação Física e correlatas que integram o escopo da Revista. Os nomes completos e afiliações dos membros estão disponíveis em Corpo Editorial, no site da Revista, bem como as informações de Contato do escritório editorial.
 

Responsabilidades dos Autores e Autores

 

Os autores são obrigados a ler integralmente as Instruções aos Autores, incluindo a seção Ética e Boas Práticas em Pesquisa. As instruções incluem os seguintes itens:

  • A Revista de Educação Física / Journal of Physical Education não cobra qualquer taxa para o processamento do artigo.

  • Os autores são obrigados a passar pelo processo de avaliação por pares especialistas revisores.

  • Os autores são obrigados a fornecer retratações ou correções de erros, a lista de referências e declarar o apoio financeiro.

  • Os autores devem estar cientes de que é proibido publicar a mesma pesquisa em mais de um periódico.

Leia mais em Instruções aos Autores

Responsabilidades dos Revisores

  • Todos os julgamentos e descobertas no processo de revisão por pares devem ser objetivos.

  • Os revisores não devem ter conflito de interesse; os revisores devem indicar trabalhos publicados relevantes que ainda não tenham sido citados; e artigos revisados ​​devem ser tratados confidencialmente antes de sua publicação.

Leia mais em Revisores

 

Responsabilidade do Corpo Editorial

  • Ética da publicação: editores e editores devem tomar medidas razoáveis ​​para identificar e impedir a publicação de artigos em que a má conduta de pesquisa tenha ocorrido; em nenhum caso uma revista ou seus editores encorajam tal má conduta, ou conscientemente permitir que tal má conduta ocorra; no caso de o editor ou editores de uma revista tomarem conhecimento de qualquer alegação de má conduta de pesquisa, o editor deve lidar com as alegações de maneira apropriada.

  • Retratação / correção de manuscritos publicados:  sempre que comprovadamente necessário, a Revista de Educação Física / Journal of Physical Education irá retratar ou corrigir artigos publicados. Além disso, prestar esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário.   

 

Direitos autorais e acesso

Os direitos autorais das publicações pertencem à Revista de Educação Física / Journal of Physical Education e a política de licenciamento é a Creative Commons, isto é, textos mencionados com citações devidamente referenciadas.

A política de acesso é do tipo livre e aberta.

Leia mais em Instruções aos Autores
 

Propriedade e gestão

A  Revista de Educação Física / Journal of Physical Education é o periódico mais antigo na área da Educação física no Brasil e é uma publicação do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

Leia mais em Sobre


Agenda de publicação

    As publicações da Revista de Educação Física / Journal of Physical Education tem periodicidade  trimestral, sendo publicadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.