Escopo

 

A Revista de Educação Física / Journal of Physical Education do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) tem por objetivo publicar artigos de alta qualidade nas áreas de ciências do esporte e de gestão esportiva.

 

Em ciências do esporte, a Revista de Educação Física / Journal of Physical Education possui caráter multidisciplinar e seu escopo inclui: aspectos fisiológicos, biomecânicos, psicológicos, nutricionais e epidemiológicos da prática de atividade física, abrangendo esportes, exercício e treinamento físico, relacionados à saúde e ao aprimoramento da aptidão física. Estudos epidemiológicos enfocando lesões e doenças relacionadas à prática esportiva e neurociência aplicada ao esporte e/ou ao treinamento físico de alto rendimento, e aqueles que enfoquem a atividade física e sua relação com a saúde e aspectos metodológicos relacionados ao treinamento físico de alta intensidade são de igual interesse. Os estudos publicados são artigos originais, de revisão, estudos de caso, breves relatos e comentários, este último tipo a convite.

 

Em gestão do esporte, temas como teoria organizacional, comportamento e estratégia, intervenções de esporte, gestão do esporte e saúde, direito e política, economia, finanças e contabilidade, marketing, comportamento do consumidor, patrocínio, publicidade e licenciamento, mídia, comunicação e relações públicas, turismo de esportes, organização e gestão de grandes eventos esportivos fazem parte do escopo. Abordagens do tipo quantitativas e/ou qualitativas são bem-vindas, bem como, artigos que objetivem reforçar a ligação entre a teoria de gestão do esporte com a prática em campo. Os artigos em gestão do esporte são do tipo revisão, estudos de caso, breves relatos, notas de pesquisa – que reportam teste de desenvolvimento de projetos e análise de dados (notas de pesquisa), comentários que focalizem questões importantes relativas à gestão do esporte (perspectivas de gestão de esporte), e artigos que visem reforçar a ligação entre a teoria de gestão do esporte e de prática de gestão de desporto (de campo). Além desses, resenhas de livros relevantes que estejam fora de edição (Off Print) e itens de notícias de interesse para profissionais em gestão esportiva (memorandos de gestão) também são aceitos.

Além disso, um dos temas relevantes são os Aspectos Históricos da Educação Física que, no Brasil, originariamente relacionam-se com a Revista de Educação Física / Journal of Physical Education.

 

Dentre os objetivos da Revista de Educação Física / Journal of Physical Education está o de atingir uma audiência internacional e, nesse contexto, os artigos são aceitos em língua portuguesa e também em língua inglesa, este último devendo ter sido revisado por revisor nativo.

 

Revista de Educação Física / Journal of Physical Education

Nome abreviado: Rev Ed Física / J Phys Education

Sigla:  REF/JPE

 

ISSN 2447-8946  (eletrônico)

ISSN 0102-8464  (impresso)