Orientações adicionais aos autores

 

Otimize a visibilidade do seu artigo na internet

 

Um dos meios fundamentais para a difusão do conhecimento científico é a Internet que, destaca-se, nasceu com este propósito. Nesse ambiente, utiliza-se a Search Engine Optimization (SEO) - otimização do mecanismo de busca, que é um meio de fazer o seu artigo mais visível para qualquer um que possa estar procurando por ele.

 

Sabe-se que o uso de palavras-chave ajuda a aumentar as possibilidades de o artigo a ser localizado e, por conseguinte, citados. A fim de que seja mais provável de que as pessoas leiam o seu artigo, certifique-se que o índice de busca contenha as palavras mais buscadas na área / no tema de seu trabalho, de forma que esteja em uma boa posição na lista de resultados exibida, quando um leitor entrar com palavras-chave no mecanismo de busca.

 

Existe uma forte correlação entre os resultados encontrados em pesquisas online e subsequentes citações em artigos de periódicos [1]. Além disso, muitos leitores começam suas pesquisas utilizando mecanismos de busca como o Google Acadêmico™.

 

 

Como funcionam os mecanismos de busca na área acadêmica?

 

Muitos mecanismos de busca têm seus próprios algoritmos para os sites, sendo que alguns classificam a relevância do conteúdo e links para o site a partir de outros sites. Alguns sistemas utilizam os metadados ou "meta-tagging" para avaliar o conteúdo relevante. Porém, a maioria deles utiliza uma página com palavras-chave que dá ênfase a frases em títulos e / ou frases mais frequentemente utilizadas. Mais informações são fornecidas pelo Google Acadêmico™.

 

Como otimizar seu artigo quanto à visibilidade na Internet?

 

Que palavras em seu artigo são os mais importantes? Os autores devem saber as frases-chave para a sua área de competência. Coloque-se na posição de um leitor: Quais palavras os leitores poderiam digitar em um mecanismo de busca se estivessem procurando algo sobre o assunto?

 

A referência a um padrão estabelecido de indexação comum em uma determinada disciplina é um ponto de partida útil. Assim sugere-se que os autores, em caso de dúvida, consultem bases de dados para a escolha de suas palavras-chave como Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e/ou Mesh Terms.

 

O título e resumo que você fornece também são muito importantes para os mecanismos de busca na internet; diversos dos quais indexam apenas estas duas partes do seu artigo. Seu título do artigo deve ser conciso, preciso e informativo. O título deve ser específico e deve conter as palavras que os leitores poderiam estar procurando. Isso aumenta a probabilidade de que as pessoas encontrem e leiam o seu artigo. Lembre-se que você está escrevendo para as pessoas, bem como motores de busca! E não ser tentado para o excesso de otimizar o seu artigo. Portanto, o título deve refletir o conteúdo do seu artigo; se isso não acontecer, os leitores serão confundidos e poderão sentir-se decepcionados. O título deve ser compreensível também para o leitor em geral, isto é, de fora de sua área específica de pesquisa. Sempre que possível, evite abreviaturas, fórmulas e números. Os seguintes termos devem ser evitados: "Investigação de ..."; "Estudo de ..."; Mais sobre ... ".

 

Pense em como você pode aumentar o número de pessoas que lêem e citam o seu artigo, porque o número de citações influenciará onde ele aparece no ranking. Uma vez publicado, trabalhe a divulgação de seu artigo incluindo o respectivo link, por exemplo, em seu blog, em sites de redes sociais, e em páginas no seu site de sua universidade/instituição.

 

 

 

 

[1] Jacques, TS; Sebire, NJ. The impact of article titles on citation hits: an analysis of general and specialist medical journals. JRSM Open June 2010 vol. 1 no. 1 2. doi: 10.1258/shorts.2009.100020