Editorial

Caro leitor,


Como Diretor do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) sinto-me honrado pela oportunidade de escrever mais um editorial da nossa Revista de Educação Física/Journal of Physical Education. 


Nesta edição os temas foram relacionados a Aspectos Metodológicos do Treinamento Físico e Esportivo; Atividade Física e Saúde; Biomecânica; e Nutrição. Os artigos originais foram:


“Comparação da estratégia de corrida em atletas africanos e não africanos na prova de 5.000 metros do atletismo: estudo transversal”. Na pesquisa foram extraídos dados de 43 atletas das provas finais dos 5.000 m masculino dos três últimos campeonatos mundiais. Os atletas foram divididos em dois grupos: atletas africanos (n=30) e não africanos (n=13) e a velocidade atingida a cada quilômetro foi utilizada para determinar a estratégia de corrida.  


“Influência do pé e suas características no risco de lesões associadas ao equilíbrio dinâmico em jogadores de futebol: um estudo observacional”, que verificou a influência de algumas características do pé no risco de lesões associadas ao equilíbrio dinâmico em jovens jogadores de futebol.


“Alterações nos níveis de pressão plantar geradas pelo uso de mochila militar durante a posição ortostática: um estudo experimental”, que teve por objetivo identificar as alterações na pressão plantar durante a postura estática usando mochila militar com 15 kg, 20 kg, 25 kg e sem carga (NL) comparando com um grupo controle; e verificar se coturno fornecido pelo Exército Brasileiro contribui para a redução da pressão plantar.

 
“Suplementação antioxidante aguda previne dano lipídico e muscular de ciclistas em prova de longa duração”, que analisou o efeito da suplementação de vitamina E (α-tocoferol), vitamina C (ácido ascórbico) e ácido graxo ômega 3 no dano oxidativo de 20 atletas masculinos em uma prova de ciclismo de longa duração.


Também foi publicado um artigo de revisão na língua inglesa intitulado “Exercise and CoViD-19: A Brief Narrative Review on Immunology, Prevention and Recovery”, em que foram examinados os seguintes temas: CoViD-19 a disease of the endothelial system; Exercise and immunity; Physical activity, mental health and inflammation; e The relationship between physical activity and CoViD-19.
Desejo a todos uma boa leitura deste volume, que ele possa contribuir para construção de um conhecimento científico sólido e na aproximação dos nossos articulistas, editores e leitores da nossa Revista de Educação Física/Journal of Physical Education. 


 


Renato Souza Pinto Soeiro – Cel Art QEMA
Diretor do IPCFEx