Editorial
Caro leitor,
A presente edição da Revista de Educação Física oferece aos leitores cinco textos: três artigos originais, um comentário e um texto sobre pesquisa histórica. Assinaram os manuscritos 13 autores/as de instituições brasileiras dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo.
O primeiro artigo – Correlação de testes físicos e tarefas de combate no exército brasileiro: estudo observacional – identifica a correlação dos testes de força isométrica e dos testes que compõem o teste físico operacional do exército brasileiro com o desempenho em tarefas de combate simuladas, sendo produzido por Rafael Carreiro Lermen, Rodrigo de Freitas Costa, Sanderson de Mello Godinho, Vinícius Borges Simões e Runer Augusto Marson.
O segundo estudo – Correlação de nível de atividade física com qualidade de vida em integrantes de uma instituição de ensino superior: um estudo transversal – examina a correção entre atividade física e qualidade de vida em funcionários de uma instituição de ensino superior privada do Estado de Minas Gerais, sendo de autoria de Leandro Vicente da Mota Moreira de Souza, André Luiz Conveniente Soares e Ramon Franco Carvalho.
O terceiro artigo – Efeitos de 21 semanas de treinamento físico-técnico de voleibol sobre a aptidão física em atletas amadores adolescentes da região de Joinville/SC: um estudo observacional – verifica os efeitos do treinamento físico-técnico sobre a aptidão física de 14 atletas amadores com, aproximadamente, 15,5 anos, de uma equipe de base de voleibol, sendo elaborado por Eduarda Eugenia Dias de Jesus, Fabricio Faitarone Brasilino e Pedro Jorge Cortes Morales.
O quarto texto – A nova era do atleta tático: utilização das tecnologias vestíveis no desempenho operacional – comenta as inovações tecnológicas vestíveis (relógios ou pulseiras inteligentes, sensores de movimento, de temperatura corporal e de glicose, óculos e anéis inteligentes, além de roupas e calçados inteligentes) em atletas táticos (militares, policiais e bombeiros) e os seus benefícios no monitoramento dos parâmetros fisiológicos durante a execução de missões militares, permitindo ajustes e adaptações individuais e coletivas, sendo escrito por Danielli Braga de Mello.
O último escrito – Aspectos históricos das contribuições do Exército Brasileiro ao cenário desportivo nacional e internacional – realiza um registro histórico das ações para a institucionalização do desporto e da Educação Física no Exército Brasileiro, abarcando eventos entre 1915 e 2022, sendo assinado por Mauro Benedito Guaraldo Secco.
Por fim, gostaria de agradecer à Editora-Chefe do periódico, Dra. Lilian Cristina Xavier Martins, pela cortesia do convite para elaborar este modesto editorial para o periódico mais antigo em circulação na Educação Física brasileira.
Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho – Editor Associado
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)