Editorial

Caro leitor,

Já como antigo Diretor do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) sinto-me honrado pelo convite de escrever mais um editorial da nossa Revista de Educação Física/Journal of Physical Education.

Aos leitores, agradeço a fidelidade e todas as críticas construtivas que nos enviaram, pois trabalhamos sempre para melhorar e atender vocês. Aos articulistas, meu reconhecimento pelos excelentes trabalhos enviados e agradecimento pela escolha do nosso periódico. À Editora-Chefe, aos Editores de Seção e revisores, agradeço todo cuidado e profissionalismo que tiveram nesses últimos três anos que estive na Direção do IPCFEx e na Coordenação Geral da Revista.

Aos irmãos do Instituto, continuem firmes e resilientes, qualidades importantes para o MILITAR pesquisador, mantenham o foco na nossa missão, que é a mesma do soldado mais moderno ao Diretor, a de assessorar o Chefe do CCFEx nos assuntos de Doutrina e Pesquisa na área da Capacitação Física de interesse do Exército Brasileiro. Durante o cumprimento das suas tarefas lembrem-se do padrão IPCFEx, para continuarmos entregando produtos do mais alto nível para nossa Força. Para vocês sempre a minha melhor continência!

Nesta edição apresentamos quatro artigos originais e uma revisão sistemática. Os artigos originais foram: Em Medicina do Esporte: "Effects of Workload in Novice Military Transport Flights on Autonomic Modulation and Cognitive Performance: An Observational Cross-Sectional Study" [Efeitos da carga de trabalho na modulação autônoma e no desempenho cognitivo durante voos de transporte militar em pilotos novatos: um estudo observacional seccional]. Em Gestão Esportiva: “Os Grandes eventos esportivos no Brasil e o desafio da gestão do legado sob jurisdição do Exército Brasileiro: um estudo exploratório”. Em Atividade Física e Saúde: “Efeitos de um programa de exercício físico sobre a aptidão física relacionada à saúde em mulheres com diabetes tipo 2: um estudo experimental”; e “Perfil antropométrico, dispêndio energético e nível de atividade física de escolares do ensino médio de Goiânia: um estudo observacional transversal”. O artigo de revisão intitula-se “Medidas de prevenção à rabdomiólise em militares: uma revisão narrativa”.

Além disso, publicamos os anais de dois eventos científicos: “Anais do XIX Simpósio Internacional de Atividade Física (SIAFIS) e IX Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) 2021” e “Anais do Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (CIEFD) 2021” ambos realizados em novembro último.

Desejo a todos uma boa leitura deste volume e que fiquem todos com Deus e saibam que onde eu estiver estarei torcendo e vibrando com sucesso e com o crescimento de vocês.


Renato Souza Pinto Soeiro – Cel Art QEMA